Link-me e 20minutos: Agregadores de notícias

agregadores notícias

Desde o início do Design Tecnológico estou sempre enviando meus artigos para os principais agregadores de notícias da internet. Sem dúvida, essa é uma das melhores formas de divulgar seu trabalho ou hobby (principalmente no início), conquistando assim mais leitores e admiradores do seu trabalho.

Hoje quero destacar o Link-Me e o 20minutos, que são dois ótimos agregadores de notícias – simples de se utilizar e com retorno de visitas de qualidade. O Marcus Aragão (Maragao), idealizador desses dois projetos presta um excelente serviço, principalmente para nós blogueiros, e claro, para as pessoas que querem sempre se manter bem informados sobre as novidades das mais diversas áreas, pois, esses serviços são todos divididos por categorias, o que facilita muito na hora que procuramos por novidades em uma determinada área.

Primeiro, vamos definir como funciona cada um dos seus serviços segundo o seu criador, o Marcus Aragão (Maragao)!

Como funciona o Link-Me?

Você adiciona o seu link classificando-o na categoria que melhor se adapte ao tema do artigo, ele irá ficar na fila para aprovação, só aquecendo para sair do forno!

Qualquer um pode indicar seus links, não é necessário ser cadastrado.

Procure preencher todos os campos do formulário, pois isso facilitará a aprovação e a publicação do seu link no Link-Me. O Link-me foi um dos primeiros agregadores que conheci e sempre utilizo, principalmente pela facilidade e rapidez que é enviar um link. Não leva mais que 20 segundos. A preguiça não pode ser desculpa, pois, 20 segundos para enviar um link é incomparável ao retorno que o Link-me nos traz.

Como enviar o link?

Acesse o Link-me e clique no link “Adicione seus Links”. No formulário informe:

  • Email (Que não será publicado);
  • Link do artigo;
  • Título do artigo;
  • Categoria (tecnologia, humor, notícias, música, etc);
  • Descrição (de até 300 caracteres) e;
  • Tags.

Pronto, agora é só enviar o seu link e esperar ele sair do forno! Bem rápido e fácil.

Como funciona o 20 Minutos?

Você adiciona o seu link classificando-o na categoria que melhor se adapte ao tema do artigo e ele irá aparecer na vigésima posição, na página principal. Como novos links virão, o seu link irá subir até a primeira posição e ficará pelo menos um minuto em cada posição. Os links aparecem em ordem de chegada, podendo ficar na fila até irem para a página principal do 20 Minutos.

O 20 Minutos é uma ferramenta que conheci a pouco tempo mas achei bem interessante e diferente das demais que já vi na internet.

Para adicionar o link siga os mesmos procedimentos do Link-me. A única diferença que é para enviar o post você precisa cadastrar o endereço do seu blog através do email fornecido no 20 Minutos. Um detalhe interessante do 20 Minutos é o que o layout foi desenvolvido nos “Padrões Google de simplicidade”.

DICA: Para enviar os links de forma rápida é simples. Vou dar a dica do que sempre faço quando envio meus posts para agregadores. Abra um arquivo no bloco de notas em branco e coloque o link do seu post, o título, a descrição e as tags. Pronto. Agora você pode acessar os agregadores e aplicando o famoso “Ctrl+c e Ctrl+v”. Garantia de ganho de tempo.

Mini-entrevista com o Maragao

1. Fale um pouco sobre como é o Marcus Aragão, tecnologicamente falando!

Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade de conversar com você e os seus leitores. A minha formação é na área de Tecnologia, sou analista de sistemas e comecei na época em que o computador ocupava um andar inteiro da empresa e tinha 16k de memória. Atualmente exerço a função de Gerente de Projetos em uma consultoria que desenvolve soluções para a área Fiscal.

2. Como surgiu a ideia de criar o Link-me e posteriormente o 20 Minutos? Há quanto tempo existe as duas ferramentas?

Não sou blogueiro a muito tempo, não faz nem um ano. A idéia do Link-Me surgiu da minha própria necessidade e da dificuldade em divulgar os meus blogs e, em alguns momentos, em fazer boas parcerias. O Link-Me iniciou em dezembro/2008, não tem muito tempo. Comecei escolhendo links interessantes e colocava uma referência no blog, mas isso não deu muito certo, pois alguns blogueiros ficavam incomodados de ver seus artigos como referência no Link-Me. Foi quando surgiu a idéia de criar um formulário para indicações e isto acabou dando certo. Hoje são publicados entre 40 e 50 artigos diariamente. Gostaria de aumentar este número mas para isso teria que automatizar um pouco mais e criar uma estrutura de aprovação mais eficiente. O meu maior inimigo é o tempo, pois tudo isto tem que ser feito à noite e no máximo em três horas.

O 20 Minutos é bem mais recente, iniciou em abril deste ano e a ideia veio da indicação de um post falando do YouDoLink, que na época estava também iniciando. Resolvi trabalhar no conceito e manter os artigos armazenados no blog para visitas, via Google, o que não acontecia no YouDoLink. Hoje o YouDoLink também faz isso. O que diferencia o 20 Minutos em relação ao Link-Me? É a possibilidade da publicação imediata, sabe como são os blogueiros, sempre querem estar indexados e linkados para aumentar a sua audiência, e quanto mais cedo acontecer, melhor!

3. Vale a pena fazer esse trabalho de “garimpagem” de links na internet?

Hoje em dia eu recebo muitas e boas indicações, leio os posts originais e escolho a pauta para publicação. Sempre levo em consideração a diversidade e o princípio básico do sistema, que é gerar a oportunidade de divulgação para os novos blogs e compartilhar a audiência recebida no Link-Me e no 20 Minutos.

4. Existe algum outro projeto em vista?

Existe sim! Além de ser apaixonado por tecnologia, gosto muito de empreender e trabalhar em novas ideias, melhorar conceitos e compartilhar informação.

No momento estou trabalhando em um novo blog no estilo migre.me e TinyURL, para criação de URL’s curtas a fim de facilitar a publicação no Twitter. A vantagem é que pretendo permitir que um link indicado para o Link-Me ou 20 Minutos possa também ser incluído automaticamente no novo sistema. Ao se cadastrar (o que será opcional) o usuário poderá manter uma lista dos seus bookmarks e criar URL curta personalizada.

O projeto está em andamento, ainda levará algum tempo para concluí-lo, mas o domínio já está hospedado e pronto para receber o serviço Blogs S/A (http://blogssa.com ). Aguardem!

5. Deixe uma mensagem para os blogueiros que queiram divulgar seus links no Link-me e no 20 Minutos.

O trabalho no Link-Me e 20 Minutos é fruto das indicações dos diversos links que recebo, por isso este sucesso tem que ser creditado também a todos que participam do sistema. Para facilitar a aprovação das indicações e melhorar a qualidade, eu tenho escrito algumas dicas para quem indica seus links ao Link-Me, que também valem para o 20 Minutos apesar da sua forma automática. Estas dicas estão no início da página de indicações de artigos, quando você adiciona um link no Link-Me.

O importante é ter o conhecimento que quanto melhor a qualidade da indicação, com uma descrição bem feita, maior é a possibilidade de um visitante ir até o seu blog.

Para terminar, agradeço a participação dos amigos blogueiros e o espaço que tenho conseguido em diversos blogs para divulgar este trabalho. Espero que o Blogs S/A tenha a mesma receptividade que o Link-Me e o 20 Minutos tem. Até a próxima!

3 comentários em “Link-me e 20minutos: Agregadores de notícias”

  1. Gostei bastante dessa dica. Ontem eu estava exatamente procurando um serviço de links e passei por aqui e encontrei essa indicação. Ontem mesmo já fui lá e fiz o cadastro do meu blog e agora vou mandar o meu link. De fato os blogs são bons e muito úteis para quem está iniciando. Acredito valer a pena. E o Maragao parece ser uma pessoa muito bacana e dedica aos seus trabalhos. Valeu pelo post.

  2. Com certeza! O Maragao faz um trabalho fantástico, principalmente para nós blogueiros. Sem dúvida, é uma pessoa muito bacana!

    Abraços!

Os comentários estão encerrado.